A gestação é um período de muitas mudanças no corpo da mulher. Por isso separamos as 10 coisas mais comuns que acontecem durante a gestação e como a fisioterapia pélvica pode ajudar a enfrentar esses desafios.
Por Dra. Mariana Vieira | 06/03/2024
Você está vivenciando a emocionante jornada da gestação, mas também está enfrentando alguns desafios comuns? Não se preocupe, você não está sozinha. A gestação é um período de muitas mudanças e adaptações no corpo da mulher, e é natural que surjam desconfortos e preocupações ao longo do caminho.
Neste artigo, vamos destacar as 10 coisas mais comuns que acontecem durante a gestação e como a fisioterapia pélvica pode ser uma aliada poderosa para ajudar a enfrentar esses desafios.
Vale lembrar que a lista foi montada com base nas maiores queixas das pacientes durante a consulta de fisioterapia pélvica, o que não significa necessariamente que todas as gestantes terão todas as queixas ou que as queixas se limitem somente às que estão listadas aqui, apesar das semelhanças, cada corpo que está gestando é único.
Muitas gestantes experimentam dores nas costas e na região pélvica devido ao peso adicional e às mudanças na postura. A fisioterapia pélvica pode oferecer técnicas de alongamento, fortalecimento muscular e mobilização articular para aliviar esses desconfortos.
A pressão adicional sobre a bexiga e sobre a musculatura do assoalho pélvico durante a gestação, pode levar à incontinência urinária. A fisioterapia pélvica trabalha com exercícios específicos para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, ajudando a controlar a bexiga, reduzindo a quantidade de idas ao banheiro e de escapes de urina.
As mudanças hormonais e físicas durante a gestação podem causar desconforto durante o sexo. A fisioterapia pélvica pode ajudar a melhorar a função dos músculos pélvicos, aumentando o conforto e a satisfação sexual durante a gestação e preparando o corpo da mulher para uma melhor relação no pós-parto também.
O inchaço nas pernas e nos pés é comum durante a gestação devido à retenção de líquidos. A fisioterapia pélvica pode incluir técnicas e exercícios para reduzir o inchaço e melhorar a circulação sanguínea.
Durante a gestação o aumento de líquidos no corpo da gestante, pode comprimir o nervo mediano e levar à síndrome do túnel do carpo, causando dormência e formigamento nas mãos. A fisioterapia pélvica pode oferecer exercícios de alongamento, fortalecimento e mobilização para aliviar esses sintomas..
A sínfise púbica é uma articulação na região pélvica que pode ficar dolorida durante a gestação devido ao relaxamento ligamentar. A fisioterapia pélvica pode oferecer técnicas de mobilização e estabilização para aliviar essas dores
As alterações hormonais e físicas aumentam as chances de constipação na gestação. A fisioterapia pélvica pode fornecer orientações sobre postura, alimentação, ingestão de água e exercícios para melhorar o trânsito intestinal.
A diástase abdominal é o afastamento dos músculos abdominais que deve acontecer durante a gestação. Se essa musculatura não retornar depois do parto, pode levar a problemas como dor lombar e incontinência urinária. A fisioterapia pélvica pode oferecer exercícios específicos para prevenir e tratar esse problema, além de proporcionar uma melhor estética abdominal para a mãe.
A fisioterapia pélvica realiza um trabalho de preparo para o parto com técnicas de respiração, relaxamento e exercícios de fortalecimento específicos para preparar o corpo da gestante para o parto, promovendo uma experiência mais confortável, mais rápida, com menos dor e facilitando a recuperação pós-parto.
Após o parto, o corpo precisa de tempo e cuidados especiais para se recuperar. A fisioterapia pélvica inicia alguns cuidados na gestação para ajudar na recuperação da musculatura do assoalho pélvico, na melhoria da função abdominal e na reabilitação da região pélvica após o parto.
Se você está grávida, saiba que há profissionais especializados prontos para oferecer a consulta de fisioterapia pélvica para gestantes em Curitiba e proporcionar o suporte necessário para uma gestação mais tranquila e saudável.
Com o acompanhamento de um fisioterapeuta especializado, você pode desfrutar de uma gestação mais confortável, saudável e feliz.
Agende sua consulta AQUI.